01/03 – Dia da Saúde e da Nutrição
1/3 – Dia da Saúde e da Nutrição
Dos alimentos farás a tua medicina”, frase de Hipócrates, sábio médico da Grécia antiga, nascido em 460 a.C., comprova que a relação da alimentação saudável com a saúde é conhecida há muito tempo.
Apesar do fato não ser novidade, é preciso atenção constante para que isso seja sempre lembrado, motivo pelo qual a data foi criada.
O hábito alimentar do brasileiro tem sido marcado pelo consumo excessivo de sódio, açúcar e gorduras saturadas levando a um aumento do risco de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão arterial, obesidade, diabetes e dislipidemias que, por sua vez, aumentam o risco do infarto e do derrame cerebral.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, por meio da Estratégia Global para a Promoção da Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, que os governos formulem e atualizem periodicamente as diretrizes nacionais sobre alimentação e nutrição, levando em conta mudanças nos hábitos alimentares e nas condições de saúde da população e o progresso no conhecimento científico. Essas diretrizes têm como propósito apoiar a educação alimentar e nutricional e subsidiar políticas e programas nacionais de alimentação e nutrição.