04-06 Dia o Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão
04-06 Dia o Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão
?As Nações Unidas marcam nesta data, o Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão. A data foi proclamada em 1982 em sessão especial de emergência da Assembleia Geral.
?O texto ressalta seis violações aos menores: recrutamento e uso de crianças em guerra, assassinato, violência sexual, sequestro, ataques a escolas e hospitais e ainda a negação de acesso humanitário às crianças.
?A data é marcada para chamar a atenção global para a dor sofrida pelos menores vítimas de abusos físicos, mentais e emocionais como parte dos esforços da organização para cumprir os princípios da Convenção sobre os Direitos da Criança. O tratado internacional de direitos humanos foi o mais ratificado da história
??A ONU destaca que nos últimos anos houve um aumento de violações contra menores em diferentes conflitos, realçando que mais precisa ser feito para proteger os 250 milhões que vivem em países e áreas afetada.
Violência contra a criança no Brasil
Balanço do Disque 100 mostrou que, em 2019, a central atendeu 2,7 milhões de ligações e, destas, mais de 159 mil foram registros de denúncias. O grupo mais atingido é o das crianças e adolescentes com 86.837 denúncias, o que representa 55% do total.
“A violência contra a criança no Brasil também é de verdade. Ela acontece nas esquinas, nas ruas, nas casas, nas escolas, em todos os lugares. O Governo Federal entende as diversas formas e modalidades de violências contra a criança no Brasil, a violência física, psicológica, a negligência, a violência sexual, o abandono”, afirmou Damares.
O Disque 100 permite que as denúncias de violações de direitos contra crianças cheguem aos órgãos de proteção