08-04 Dia Mundial do Combate ao Câncer
08-04 Dia Mundial do Combate ao Câncer
Segundo estimativas do Observatório Global do Câncer (Globocan), feitas pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), cerca de 300 mil crianças e jovens de 0 a 19 anos no mundo todo são diagnosticados com câncer a cada ano.
No Brasil, a previsão é de 7.930 novos registros por ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca)
O diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil é fundamental para garantir um tratamento menos agressivo, reduzir complicações da doença e aumentar as taxas de cura, que podem chegar a 80%.
Os profissionais de saúde devem ter um olhar cuidadoso e suspeitar sempre que identificarem manifestações como febre, cefaleia e indisposição.
Muitas vezes esses sintomas são associados à anemia por deficiência de vitaminas e viroses. A leucemia, por exemplo, é marcada por febre, palidez e surgimento de linfonodos.
É essencial relacionar a idade com os diagnósticos mais comuns para direcionar a investigação.
As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos – como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui – até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas.
No Brasil, também é considerada a segunda doença que mais mata, em especial o câncer de pele.
O principal objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer é informar as pessoas sobre a importância de consultar sempre médicos e estar atento à saúde, para evitar o crescimento dessa doença.