10-03 Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo
Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo
O Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, celebrado anualmente em 10 de março no Brasil, destaca a importância do exercício físico para a saúde.
O sedentarismo, conforme definido pelo Ministério da Saúde brasileiro, se refere a um estilo de vida com baixa atividade física, envolvendo principalmente atividades realizadas enquanto se está sentado, reclinado ou deitado.
De acordo com dados do IBGE, cerca de 47% da população brasileira é sedentária, uma das taxas mais elevadas na América Latina. Tanto o governo brasileiro quanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam para os danos à saúde associados ao sedentarismo.
A OMS ressalta que a prática regular de atividade física é fundamental para prevenir e controlar doenças como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer.
Além disso, o combate ao sedentarismo também ajuda a reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, e também contribui para mais concentração e na qualidade de vida.
A OMS, em suas Diretrizes sobre Atividade Física e Hábitos Sedentários, um documento publicado em 2020, alerta que um estilo de vida excessivamente sedentário pode ser prejudicial à saúde, aumentando o risco de doenças cardíacas, câncer e diabetes tipo 2. O documento incentiva pessoas em todo o mundo a se manterem ativas.
A OMS recomenda que os adultos realizem pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada por semana, ou o equivalente em atividade vigorosa, e que crianças e adolescentes realizem em média 60 minutos por dia.