Eucludes Fabris

Eucludes Fabris

Saudoso EUCLIDES FABRIS

Mais uma vez Naviraí irá se lembrar nesta segunda-feira, dia 24 de agosto, que há 11 anos atrás nesta data, falecia em São Paulo onde se encontrava em tratamento de saúde contra um câncer, o saudoso prefeito Euclides Antonio Fabris.

Homem simples, o saudoso ex-prefeito Euclides Antonio Fabris, iniciou a sua vida política em Naviraí em junho de 1996 quando, atendendo a inúmeros pedidos de seu vasto círculo de amizades, na época respondendo pelo cargo de presidente da Coopernavi, finalmente, resolveu por bem falar sim e a partir daí começou a sua história de sucesso, politicamente falando. Ele foi para uma convenção municipal de seu partido, o PFL, com apenas 9% das intenções de votos nas pesquisas de opinião pública e o seu maior opositor na época, o também ex-prefeito e deputado estadual Onevan José de Matos (PMDB), com 69%.

Nesta segunda, dia 24 de agosto, faz 11 anos que faleceu Euclides Fabris. (FOTO: Jota Oliveira)

A sua aceitação em se candidatar, mudou os rumos da política no município de Naviraí naquela época e durante um pouco mais de três meses, entre a sua decisão de pleitear o cargo de prefeito de Naviraí, tendo como vice o empresário Alfredo Hilário Pizzatto (também PFL), com apoio da grande maioria das lideranças da comunidade naviraiense, mostrou durante a campanha eleitoral as suas pretensões de oferecer, após ganhar destaque em sua vida privada, um pouco de si para o progresso da cidade que adotou e soube amar.

Euclides Antonio Fabris era casado com D. Iolanda Tormena Fabris com quem teve duas filhas: Beatriz e Elizabeth. Esse trio com apoio de seus genros, Cássio Gradela e José Otílio, foi um grande sustentáculo em sua campanha eleitoral e, após a posse, naquele memorável dia 1º de janeiro de 1997 ele foi aos poucos conquistando um grande destaque não só na política local, como também na estadual e nacional. Com seu jeitinho todo especial, atendia bem a todos e nunca desprezava seus opositores. Sabia fazer política e com seu carisma incomparável, conquistou muitos benefícios durante os seus dois mandatos, já que por força da lei, saiu candidato à reeleição e foi vencedor.

O início de sua administração municipal foi bastante criticada na época, porque nos primeiros meses, ou seja, de janeiro de 1997 até abril de 1998, mais ou menos, apenas tentou colocar “a casa em ordem”, como diziam todos na cidade. Com isto pronto, em maio de 1998 ele começou a desenvolver um trabalho voltado para o crescimento da cidade que ele tanto amava.

Em 1998 seu jeito simples de administrar lhe concedeu um Prêmio Gestão Escolar e a conquista do prédio da Biblioteca Pública Comunitária Arandu.

No ano seguinte, em 1999 reconquista o mesmo prêmio educacional; inaugura a Creche Irmã Evanete; faz o lançamento do Hino de Naviraí; Reforma as escolas municipais; e promove o primeiro “A Cidade Canta o Natal”.

Já em 2000 a Educação do município conquistou o Prêmio Educação Infantil; promoveu o I Reveillon Popular: promoveu a instalação da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher e, em parceria com o Rotary Clube Naviraí, construiu a Capela Mortuária.

Reeleito, em 1º de janeiro de 2001 inicia o segundo mandato.

Em 2002 implantou o primeiro assentamento pacífico com a Juncal, cujo projeto foi idealizado pelo engenheiro agrônomo Ronaldo Botelho, diretor local do Idaterra na época, com incentivo do prefeito Euclides Fabris. Foi o primeiro assentamento pacífico do Brasil, onde as famílias rurais não invadiram nenhuma propriedade e viabilizaram a área através do Incra/MS, numa ação decisiva da Associação Naviraí Terra e Paz (Antepe). Na época foram assentadas 117 famílias.

Com muito sacrifício inaugurou em 2003 o Terminal Rodoviário de Naviraí, sendo que a obra foi iniciada na gestão do ex-prefeito Ronald de Almeida Cançado e concluída na sua administração.

Em 2004, teve a felicidade de participar da inauguração da sede própria do Poder Legislativo Municipal.

TRISTE LEMBRANÇA

Amigos ou não do cidadão Euclides Antonio Fabris, dia 24 de agosto de 2004, no último ano de seu segundo mandato, tiveram uma triste notícia. Por volta das 11 horas, falecia em São Paulo, no Hospital Albert Einstein, o saudoso cidadão que durante seus dois mandatos à frente da Prefeitura Municipal de Naviraí, fez uma das melhores gestões do Estado e, porque não dizer do País.

Lá se vão 11 anos de sua morte e mesmo assim ele é lembrado como um dos melhores prefeitos que o município já teve. Sua administração alcançou tanto sucesso que durante seu mandato ele conseguiu trabalhar com sua competente equipe de técnicos e assessores e trazer para a nossa Naviraí inúmeras empresas que aqui se instalaram e fizeram uma grande geração de empregos.

Euclides Antonio Fabris fez história em Naviraí e mesmo sendo uma pessoa simples, com pouco estudo, mostrou que a universidade da vida lhe proporcionou grandes aprendizados, deixando para nós naviraienses, um grande exemplo de vida e de administração.

Homem com um grande sucesso em seus afazeres particulares, Euclides Antonio Fabris dava exemplos diariamente de como as pessoas deveriam agir na vida. Um exemplo marcante: logo no primeiro ano de mandato, ele, seu vice Hilário Pizzato e o jornalista Jota Oliveira, foram à uma reunião de prefeitos do Cone Sul em Coronel Sapucaia. Na volta, após o almoço, em Iguatemi deram uma paradinha numa frutaria. Ele, tranquilamente e sem cerimônias, pediu uma melancia, cortou-a, pegando a metade e com uma colher foi se sentar num daqueles caixotes que transportam as frutas, em frente ao estabelecimento comercial. Um cidadão viu e, na semana seguinte perguntou ao jornalista: mas aquele homem simples e modesto era o famoso Euclides Fabris?. (Texto: Jota Oliveira – Naviraí Notícias).

Cl Eucludes Fabris, era membro ativo do Lions Naviraí.

24 de agosto de 2015

fonte: http://www.navirainoticias.com.br/nesta-segunda-feira-11-anos-sem-o-saudoso-euclides-fabris/

Artigo Lido 1.209 vezes, 1 leitura no dia. Um total de 2.193.186 Visitas.