15/04 Dia nacional da conservação do solo

15/04 Dia nacional da conservação do solo

15/04 Dia nacional da conservação do solo

O solo é o resultado do intemperismo de rochas por agentes físicos, químicos e biológicos, como a ação de chuvas, de ventos, e seres vivos; aliado à matéria orgânica.

Abrigo para diversas espécies, como minhocas, fungos e micro-organismos, é dele que brota uma ampla vegetação, capaz de formar paisagens distintas e permitir a sobrevivência de diversas espécies que interagem entre si e com o ambiente. Graças ao solo, temos fontes de alimento, matéria-prima para os mais diversos fins, reciclagem de matéria orgânica, filtração e abrigo de água, dentre outros.

Na América Latina cerca de 50% dos solos estão sofrendo algum tipo de degradação. No Brasil, os principais problemas encontrados são erosão, perda de carbono orgânico, e desequilíbrio de nutrientes. Ainda, sofrem com a salinização, poluição, acidificação.

A agricultura familiar retira mais nutrientes do solo do que repõe.Isso acontece porque falta conhecimento mais detalhado do solo e políticas públicas para que o pequeno produtor possa fazer o manejo adequado da terra.

O Brasil é o país que mais possui áreas que podem ser incorporadas à agricultura, porém precisa avançar na adoção de práticas sustentáveis na produção de alimentos e no conhecimento dos solos.

Astecnologias que promovem a agricultura sustentável,precisam ser mais adotadas pelos produtores, tais como o plantio direto, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e a fixação biológica de nitrogênio, por exemplo.

Somente com o conhecimento detalhado dos solos é que será possível dar suporte ao crescimento dessa agricultura sustentável. Até 2030 será necessário aumentar a produtividade mundial de alimentos em 60% para suprir a população que somará 8,5 bilhões de pessoas (fonte:Embrapa).

Artigo Lido 13 vezes, 1 leitura no dia. Um total de 2.193.186 Visitas.