16 de abril dia Nacional do Leonismo
16 de abril dia Nacional do Leonismo Brasileiro
No dia 16 de abril de 1952, estabeleceu-se o Leonismo no Brasil com a fundação do primeiro clube, que foi o Lions Clube do Rio de Janeiro, hoje, Lions Clube do Rio de Janeiro-Centro.
De acordo com a deliberação da II Convenção Nacional de Lions Clubes, em S. Paulo (1955), o dia 16 de abril é o “Dia do Leonismo Nacional” porque nesta data se deu a fundação do primeiro clube no Brasil, o do Rio de Janeiro.
Os três primeiros clubes fundados no Brasil foram: Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
Armando Fajardo, o Leão número 1 do Brasil é fundador do Lions Clube do Rio de Janeiro e o primeiro Conselheiro Internacional do Brasil. O Leão número 1 de São Paulo é Floriano Peixoto Santos, fundador do primeiro clube de São Paulo, o Lions Clube de São Paulo – Centro.
Elias Salomão Helou, foi reconhecido pelo CNG 1992/1993, como sendo o 1º brasileiro a ingressar em um Lions Clube, o Lions Clube Guarajá-Mirim, do Distrito S-1, na Bolívia, um mês antes da fundação do 1º Lions Clube no Brasil (Rio de Janeiro em 16 de abril de 1952).
A partir de julho de 1999, por decisão da Convenção Nacional em Belo Horizonte, Minas Gerais, em maio/1998, aprovado pela Diretoria Internacional, o Brasil passou a ser constituído por quatros Distritos Múltiplos, “LA, LB, LC e LD”. A letra ” L ” corresponde a ordem cronológica da extensão do Leonismo ao Brasil.
Dois Leões Brasileiros foram eleitos Presidentes de Lions Clube Internacional. São Eles:
João Fernando Sobral, do Lions Clube de São Paulo-Belém, que fora governador do Distrito L-4 em 1964/65 e Diretor Internacional em 1969/71.
Em 1976, na Convenção de Honolulu, Sobral foi eleito Presidente de Lions Clube Internacional, constituindo-se, assim, no primeiro brasileiro a ocupar o mais elevado cargo de Leonismo Internacional.
Augustin Soliva, do Lions Clube de São José dos Campos-Centro, foi governador do Distrito L-16 em 1974/75 e Diretor Internacional em 1980/82.
Em 1996, na convenção de Montreal, no Canadá, foi eleito e empossado como o segundo brasileiro a ocupar o cargo mais elevado do Leonismo Internacional.
Em 2024 de 21 À 25 de julho em Acontece em Melbourne na Austrália, 106ª Convenção de Lions International, onde sera eleito o VP Fabricio de Oliveira, de Catolé do Rocha PB, como terceiro brasileiro a ocupar a direção de lions International.