01-06 Dia de Helen Keller
01-06 Dia de Helen Keller
Em 1971, a diretoria internacional de Lions Clubs International declarou que o dia 1º de junho seria lembrado como o Dia de Helen Keller. Nesse dia, os Lions clubes de todo o mundo colocam em prática projetos de serviço relacionados à visão.
helen Keller (1880-1968) foi uma escritora e ativista social norte-americana. Cega e surda formou-se em filosofia e lutou em defesa dos direitos sociais, em defesa das mulheres e das pessoas com deficiência. Foi a primeira pessoa cega e surda a entrar para uma instituição de ensino superior.
Helen Adams Keller nasceu em Tuscumbia, Noroeste do Alabama, Estados Unidos, no dia 27/06/1880. Filha de um capitão aposentado e editor do jornal local, com 19 meses de idade contraiu uma doença desconhecida diagnosticada como febre cerebral, que a deixou cega e surda.
Depois da doença, Helen tornou-se uma criança difícil, gritava muito e tinha acessos de mau humor.
Em 03/03/1887, antes de completar sete anos de idade, passou a contar com a ajuda da professora Anne Sullivan que foi contratada pela família e passou a morar em sua casa.
A professora, que aos cinco anos perdera parte da visão e aos dez ficou órfã de mãe, foi abandonada pelo pai e colocada em um albergue. Em 1886 graduou-se na Perkins School for the Blind, uma escola para cegos e começou a procurar um emprego.
Com muito trabalho e paciência, a partir de abril de 1887, Anne consegue fazer Helen entender o significado das palavras que eram soletradas em sua mão, pela professora.
Mais tarde, numa rápida assimilação ela aprendeu os alfabetos Braille e o manual, o que facilitou sua escrita e leitura.
Em 1925, ela participou da Convenção do Lions Clubs International e desafiou os Leões a se tornarem “os paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão”.
Os Leões aceitaram o desafio e, desde então, o nosso trabalho passou a incluir programas da visão voltados à cegueira evitável.