Junho vermelho Doação de Sangue

Junho vermelho Doação de Sangue

Junho vermelho Doação de Sangue

?? Um gesto de amor ao próximo. A campanha nacional de doação sangue?, com o slogan “Doe sangue regularmente. Você doa, a vida agradece”. A data celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue.

?A doação é 100% voluntária, um ato de amor solidário que pode fazer a diferença na vida de quem precisa. O sangue doado é utilizado: atendimentos de urgências, cirurgias de grande porte e tratamento de doenças falciforme e talassemias, além de doenças oncológicas.

❤Aproximadamente 1,4% da população brasileira doa sangue, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros recomendados pela OMS.

?As taxas de doação de sangue no Brasil cresceram em 2023. Entre janeiro e setembro de 2022 foram coletadas 2.340.048 bolsas de sangue (com 450 a 500mL cada). Este ano, no mesmo período, a coleta ficou em 2.452.425, o que representa aumento de 112.377 bolsas. Cada doação pode ajudar a salvar até 4 vidas.

?Além da utilização nos procedimentos hospitalares, o sangue doado também pode ser transferido pelos bancos de sangue para a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) produzir hemoderivados, que são fornecidos gratuitamente pelo SUS à população que necessita.

?No Brasil, pessoas de 16 a 69 anos podem doar sangue. Para os menores (16 e 18 anos), é necessário o consentimento dos responsáveis. Entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. É preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde.

?O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum.

?A frequência máxima admitida é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher.

Artigo Lido 35 vezes, 1 leitura no dia. Um total de 2.193.186 Visitas.