Conscientização sobre o Câncer Infantil
Conscientização sobre o Câncer Infantil
O Lions Clube de Naviraí, realizou hoje Panfletagem na cidade, realiza pela manhã (25/08/2018), no centro da cidade, no cruzamento da Av. Weimar G torres com a Rua México e R. Alagoas.
Dados da OMS (http://www.who.int)
O termo “câncer infantil” é mais comumente usado para designar o câncer que surge em crianças antes dos 18 anos de idade. Cânceres infantis são raros, representando entre 0,5% e 4,6% * de todos os cânceres. As taxas gerais de incidência de câncer infantil variam entre 50 e 200 por milhão de crianças em todo o mundo.
Quais são os tipos mais frequentes de cânceres infantis?
O padrão de câncer na infância difere consideravelmente daqueles entre pessoas de todas as outras idades. Em geral, a leucemia constitui cerca de um terço de todo o câncer na infância. As outras malignidades mais comuns são os linfomas e tumores do sistema nervoso central. Existem vários tipos de tumores que ocorrem quase exclusivamente em crianças, incluindo neuroblastoma, nefroblastoma, meduloblastoma e retinoblastoma. O câncer de mama, pulmão, cólon ou reto, que ocorre tipicamente em adultos, é extremamente raro em crianças.
Quais são os riscos conhecidos para o desenvolvimento de câncer infantil?
Até o momento, apenas alguns fatores de risco definidos para o câncer infantil foram identificados. Estes incluem radiação ionizante e ingestão do hormônio dietilestilbestrol durante a gravidez (um tratamento que não está mais em uso). Diversos cânceres infantis também estão associados a fatores genéticos, conforme sugerido pelas diferenças na incidência de câncer infantil entre populações etnicamente divergentes. A suscetibilidade individual baseada na genética também pode desempenhar um papel. Alguns estudos sugeriram que vírus como Epstein-Barr, Hepatite B, Herpes Humano e HIV também podem contribuir para o aumento do risco de alguns cânceres infantis.
Missão Lions
As crianças são uma dádiva para o mundo, mas a cada dois minutos uma delas é diagnosticada com câncer, e menos de metade das crianças do mundo têm acesso a tratamento eficaz. As crianças que sobrevivem ao câncer muitas vezes ficam com sequelas debilitantes que podem afetar o seu o desenvolvimento físico e a capacidade para aprender.
É por isto que os Leões estão atendendo ao chamado para expandir o acesso a tratamentos que salvem vidas e apoiem as crianças e famílias que mais precisem de nós. Estamos trabalhando para proporcionar uma segunda chance na vida às crianças com câncer.