Doação de Sangue e Medula óssea Hemosul de Naviraí

Doação de Sangue e Medula óssea Hemosul de Naviraí

Doação de Sangue e Medula óssea Hemosul de Naviraí

O Lions Clube Naviraí, realizou neste dia 22 de novembro de 2018 , das 07h00 as 1700h, importante participação na campanha de Doação de Sangue e Medula óssea Hemonucleo de Naviraí , que esta coletando sangue dos doadores e também coletando material para cadastro de Medula Ossea.

O Lions Clube Naviraí, por meio dos seus Companheiros e Companheiras estão doando o trabalho e doando um lanche a todos os doadores que estão passando pela unidade.  Levando um lanche aos funcionários que estão laborando na coleta dos materiais.

No período vespertino  e matutino foram realizados mais de 420 atendimentos, lanches  servidos,  pelo Lions Clube Navirai. Sendo que a coleta de sangue e coleta de material de medula superou as expectativas.

DOAÇÃO

Idade: Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos segundo a nova lei da doação de sangue aprovada em 2013. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou então pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração, levar para mãe ou pai ou responsável legal assinar e então reconhecer firma desta assinatura. Caso o menor de idade seja emancipado pode vir doar sozinho trazendo o documento de emancipação. Se for casado  traz a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação. Também é importante lembrar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

Peso: Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Intervalo de doação: homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes,hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Medicamentos: alguns medicamentos impedem a doação. Portanto fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.

Vacinas: As vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina.

Alimentação: Não esqueça: você deve estar BEM ALIMENTADO para doar sangue. Como muitos pensam não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando vamos fazer exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado. Mas você pode evitar alimentos com excesso de gordura quando vier doar sangue. É recomendado que se alimente bem, porém, de forma saudável.

Fonte: HEMOSUL

[FGAL id=5039]

Artigo Lido 889 vezes, 1 leitura no dia. Um total de 2.193.186 Visitas.