Maio Cinza alerta para o diagnóstico precoce do câncer de cérebro
Maio Cinza alerta para o diagnóstico precoce do câncer de cérebro
Neste mês de maio, nossas atenções estão voltadas para a conscientização e combate do câncer cerebral. O Maio Cinza é essencial, afinal, o câncer cerebral afeta o órgão responsável pelo controle de todas as funções do nosso corpo. Este tumor, apesar de não ser tão frequente, ainda afeta 4% da população, ocupando o 10º lugar na lista dos tumores que mais causam mortes no Brasil.
Este tumor pode ser tanto benigno, quanto maligno. O primeiro é caracterizado pelo crescimento lento, podendo ser solucionado com uma cirurgia para remoção. Já os malignos têm um crescimento acelerado, apresentam sintomas e necessitam de tratamentos mais complexos.
Para aumentar as chances de cura, a detecção precoce é a maneira mais eficaz, pois não há forma de prevenção. Por isso, o Doutor Douglas Manfroi, Oncologista Clínico do ICB, responde às principais dúvidas sobre a doença.
Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa para Mato Grosso do Sul em 2023 é de 80 casos novos de câncer no SNC (Sistema Nervoso Central) nos homens e 70 novos casos nas mulheres, por 100 mil habitantes.
O cérebro humano é o órgão mais importante do SNC (Sistema Nervoso Central) que é formado por vários tipos de células e tecidos conhecidos como neurônios. Os neurônios são as células mais importantes no cérebro e são eles os responsáveis pela nossa capacidade de pensamento, movimento voluntário, linguagem, julgamento e percepção, além das funções de movimento, equilíbrio e postura.
Assim, o tumor cerebral é o crescimento anormal de células dentro do crânio que pode levar a compressão e lesão de células normais do cérebro. Podem ser benignos (lentos ou menos agressivo) ou malignos (cancerosos, de rápido crescimento ou mais agressivos). São provocados por alterações genéticas, hereditárias ou adquiridas pela exposição a fatores ambientais e/ou ocupacionais.
Os tumores de origem das células do cérebro ou do seu entorno imediato, geralmente permanecem dentro do cérebro e é classificado como tumor primário. Já os tumores de origem de outros lugares do corpo e que se espalham para o cérebro, na maioria das vezes através da corrente sanguínea, é classificado de metastático.
Sinais e sintomas
As características mais comuns dos sintomas são dores de cabeça, com surgimento repentino e intenso, crises convulsivas, alteração das funções neurológicas como por exemplo perda da força e tato dos membros, perda da audição, visão turva, problemas na fala, dificuldade de raciocínio e compreensão, mudanças comportamentais, dificuldade de equilíbrio e sonolência acentuada.