Saudação à Bandeira

Salve lindo pendão da esperança! Salve símbolo augusto da paz! Tua nobre presença à lembrança A grandeza da Pátria nos traz. Recebe o afeto que se encerra em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil!

Saudação à Bandeira

Saudação à Bandeira

Apresentamos quatro saudações diferentes

Bendita sejas Bandeira do meu País. Verde, da cor dos mares e das florestas que embelezam nossa Terra, desde a Serra de Roraima até a Barra do Chuí.

Azul, como o céu infinito, que abre os braços lúcidos, o Cruzeiro do Sul. Dourado, como o sol que alegra o espaço e fecunda os campos, a nossa Bandeira retrata nas suas cores, as supremas maravilhas do universo. Filhos do Sul ou filhos do Norte, qual de nós não estremecerá de orgulho, à sua glória ? Qual de nós não vibrará de entusiasmo, ao senti-la aclamada por outros povos ? Qual de nós não se comoverá, vendo-a desfraldada em país estranho ? Ou não se sentirá capaz, das maiores audácias, para defendê-la de uma afronta e livrá-la de uma derrota ? A nossa Bandeira é como pálio confraternizador, sobre a cabeça de todos nós brasileiros. Unamo-nos, para honrá-la na sua grandeza e para que ela seja sempre para nós, alem do símbolo da Pátria, o símbolo do bem, da razão, da justiça. Só é inatingível o que é impecável, só é forte o que é puro; são as virtudes do povo que tornam a sua bandeira respeitada, são os seus trabalhos, são os seus empreendimentos, o poder de sua inteligência, a inteireza do seu caráter e a grandeza do seu coração, que lhe dão prestigio diante de todo o mundo. Assim, esforcemo-nos, para que à sombra de nossa bandeira, só nasçam e se desenrolem belas ações; que ela pacifique gente inimiga, que tremule nos mastros sobre as águas inquietas, quer penda nas cidades sobre os telhados abrigadores do homem; Que ela, que tem na cor a sugestão da esperança, sorria ao estranho em doce acolhimento, acenando-nos a todos, para um futuro bonançoso e amplo. Irmãos do Norte, irmãos do Sul, amigos, unamo-nos em torno da nossa bandeira, e os elos que nos ligam, não se desliguem nunca, que seja grande a sua glória e poderosa a sua força. Bendito sejas para todo o sempre, Bandeira do Brasil.

CL Manoel Martins Martins – Governador 96/97 – Distrito L-16

Eu tenho a grata satisfação, de lhes apresentar o trabalho intitulado: “Leonismo e Patriotismo”. A Pátria, somos todos nós, os nossos costumes, as nossas tradições, a nossa História, a nossa Língua, o nosso território, os nossos mares, e principalmente a nossa integração e a nossa soberania. Sendo assim, a pátria pela sua estrutura, faz despertar em seus filhos, o maior de todos os sentimentos: o amor à Pátria. Esse amor que nasce e se desenvolve envolvido pelo desprendimento e pela pureza de sua essência, pois pela Pátria, tudo devemos dar, e dela nada cobrar; porque o patriota nunca pergunta, ” o que a Pátria pode por mim fazer” , mas sim, ” o que eu posso fazer pela minha Pátria” ? Diante da pureza deste sentimento inigualável, toda nacionalidade se curva, para reverenciar com excelsa dignidade, o resultado desta expressão maior da Pátria, que é o patriotismo. O patriotismo que se manifesta em todos os momentos, e em todos os recantos da Pátria, com todas as ações desenvolvidas pelos seus filhos, no trabalho, nos estudos, nas casas, nos hospitais, nas escolas, nos tribunais, nas indústrias, nos quartéis, nas ruas e nos campos. Feliz a Pátria que confia no amor de seus filhos, feliz a Pátria que consegue em agradáveis momentos, adormecer embala pelo carinho e cuidado de seus competentes e dedicados filhos; feliz a Pátria que protegida e inebriada pelo bálsamo do patriotismo, se orgulha ao assistir do alto do mastro nacional, a sua bandeira tremular intocável e altaneira. Mas perguntamos, por onde vai este patriotismo ? Onde pode chegar este sentimento tão arrebatador, puro e poderoso ? O seu alcance não tem limites. Os limites do patriotismo, ultrapassam as aspirações da Pátria, e servem para orientar a sua grande destinação, que é a suprema felicidade do seu povo. É nesta hora, neste momento, que o patriota desprovido de características comuns, sem explicações outras, sem influencias materiais, parecendo se transformar num ser especial, visualiza, o horizonte distante, contempla o céu azul, escuta o arrebentar das ondas, e eleva o seu pensamento a Deus, de pura consciência, pode dizer: eu amo a minha Pátria, e por ela darei a vida, se necessário for. Perguntamos ainda, “eu sou um patriota ? ” Você é um patriota ? Os companheiros e as companheiras, e as Domadoras são patriotas ? Sim, nós somos patriotas. Nós somos patriotas porque ao lado de outros brasileiros, também patriotas, nós fazemos um pouco mais, pelos irmãos brasileiros necessitados. O leonismo, no Brasil, na América Latina e no mundo, representa um ato de patriotismo. Através do Leonismo, podemos todos nós, aperfeiçoar e desenvolver o nosso sentimento de patriotismo, impulsionado pela força do bem.

Os Lions Clubes têm por objetivo, servir a comunidade; e se a Pátria é a comunidade maior, a ela igualmente, deveremos servir, como sua comunidade global. Portanto, nós os Leões do Brasil, patrioticamente, não podemos permitir que a nossa Pátria venha a ser atormentada e submetida, a conceitos que firam as suas tradições, para lhe compor uma imagem altamente negativa. Não podemos aceitar, o apadrinhamento de corruptos, não podemos permitir que a democracia se comprometa com conchavos espúrios, que vão desde a compra de votos ao nepotismo, e as decisões vantajosas, com total desrespeito aos cidadãos. É necessário e urgente que os Clubes de Lions, todos nós, mobilizem todos os meios possíveis e imagináveis, para desencadear uma luta patriótica, no sentido de impor, entre os nossos compatriotas, um maior respeito, uma melhor conduta ética e moral, a defesa das instituições, o império da verdade, permitindo assim, fazer com que o homem comum, nosso irmão menos favorecido e já desesperado, renasça para a vida comunitária, no mínimo aceitável. Nós os Leões, não devemos aceitar a desmoralização da comunidade, pacificamente, de braços cruzados; se nós, integrantes da Associação Internacional de Lions Clube, constituímos um grande exercito de voluntários e patriotas, a serviço de nossa comunidade, não podemos admitir crianças abandonadas nas ruas; não deixar que prostituição de menores, venha a dar origem a uma sub-raça, doente e infecta. Não, não e não; somente valorizando o povo brasileiro, podemos fortalecer seus sentimentos de fraternidade, de patriotismo. Só assim a Pátria, mãe de todos, poderá ser forte e soberana. Podemos crer, que leonismo e patriotismo, como conseqüência do amor à Pátria, poderá existir sempre, plasmado no amor fraterno, para nutrir e sustentar, a existência digna das comunidades. Salve, a Pátria brasileira, a magnitude do teu esplendor, será sempre a motivação maior, para o desenvolvimento do leonismo e do patriotismo.

CL Cary Rocha – Governador 95/96 – Distrito L-13

” Salve lindo pendão da esperança, salve símbolo augusto da paz “. Bandeira de nossa Pátria, que simboliza luta e esperança, amor e destemor, que nos acompanha na guerra e na paz, nos momentos de alegria e tristeza. Bandeira de nossa Pátria, nós te reverenciamos, com nosso amor filial, respeito e orgulho pelo que representas: a grandeza do nosso Brasil.

Cal. Wilma Borges Barreto – Governadora 95/96 Distrito L-14

Saudação à Bandeira, fiel a tradição e o nosso civismo histórico, nós do Lions Clube, nunca poderíamos deixar de prestar, uma exaltação patriótica à Bandeira do nosso Brasil. Dentre as homenagens cívicas, a que mais significado tem é a que se presta ao Pavilhão Nacional, é a Pátria, é a esperança e é a paz. Unamo-nos para homenagea-la na sua grandeza, para que ela sempre, alem do símbolo da Pátria, seja o símbolo do bem, da razão e da justiça. retrata nas suas cores as supremas maravilhas do universo: verde, da cor dos mares e das florestas, azul, como o céu infinito abrigando o Cruzeiro do Sul, dourado como o sol e branco simbolizando a paz, nós te saudamos Bandeira do Brasil, estás presente onde houver um brasileiro cumprindo com o seu dever, nesta Pátria abençoada por Deus.

CL Alcides Bogus – Governador 95/96 – L-4


Textos organizados pelo CL Marco Antonio Struve

Lions Clube de Indaial – Distrito L-10

Artigo Lido 1.501 vezes, 1 leitura no dia. Um total de 2.193.186 Visitas.